Prevenção de sépsis

Prevenção de sépsis

Ferramentas de prevenção de sépsis

Os nossos factos e dicas foram concebidos para o ajudar nas ações de sensibilização orientadas para a importância da higiene das mãos e cuidado de feridas na redução da sépsis.

Salve vidas aumentando a sensibilização em relação à sépsis

Por vezes erroneamente referida como envenenamento do sangue, a sépsis é uma resposta potencialmente fatal do próprio organismo do doente a uma infeção pré-existente.  Anualmente, a sépsis causa uma média de seis milhões de mortes em todo o mundo. É a principal causa de morte por infeção e é mais comum do que os ataques cardíacos. De facto, a sépsis é um dos fatores que mais contribui para um terço das mortes nos hospitais.    No entanto, existem formas de prevenir a sépsis. E promover a sensibilização sobre a doença é o primeiro passo para salvar vidas.
 
Pense na higiene. Aja para prevenir. Cuide dos doentes
Para ajudar os profissionais de saúde a reduzir as infeções e sépsis nos doentes, a Tork desenvolveu um esquema fácil de recordar sob a forma de 3 passos; Pense. Aja. Cuide.
 
Pense: Antes de iniciar a sua rotina habitual, certifique-se de que faz uma pausa e recorda as diretrizes de higiene preventiva, tais como, os 5 Momentos para a Higiene das Mãos da OMS e o cuidado pós-operatório de ferimentos, ou até mesmo a política de gestão antimicrobiana da sua unidade.
Aja: Tome as medidas necessárias para garantir a conformidade da higiene de modo a reduzir o risco de infeções e sépsis, como, por exemplo, garantir que as suas mãos estão desinfetadas antes e depois de cuidar de um doente, monitorizar atentamente as feridas do seu doente, procurando sinais de infeção, e verificar o historial de vacinação do seu doente.
Cuide: Após a intervenção adequada, cuide dos seus doentes num ambiente seguro.
 
Espalhe a notícia com a nossa infografia
Faça o download da nossa infografia relativa a factos e dicas sobre a higiene das mãos e o cuidado de ferimentos e partilhe com os seus colegas e doentes.
Faça aqui o download:
 
Promova a sensibilização com o nosso cartaz
Faça o download do cartaz “Pense. Aja. Cuide.” e coloque-o nas paredes e quadros informativos, para promover a sensibilização sobre a importância da higiene das mãos e do cuidado de feridas na redução do risco de infeção e sépsis.
Faça aqui o download: