Um melhor desempenho desde a base

Wipingandcleaning.tif

Um melhor desempenho desde a base

Ao tentar melhorar os processos de fabrico e produção, nem sempre é fácil introduzir iniciativas operacionais que sejam duradouras. As soluções criadas ao nível da gestão podem, por vezes, falhar nos pormenores básicos como a manutenção e limpeza. A maioria dos gestores sabe que deve começar por ter uma perspetiva ao nível dos colaboradores para implementar uma mudança, mas as pesquisas demonstram que nem sempre o fazem na prática. Isto significa que ferramentas de eficácia como a Lean podem tornar-se uma filosofia de gestão ao invés de uma realidade de produção.
 
Comunicar com a força de trabalho é o primeiro passo para determinar onde aplicar as alterações da melhor forma. Mesmo parecendo apenas tarefas secundárias, a manutenção e limpeza contabilizam uma grande parte do trabalho no setor da produção. As melhorias nesta área têm um grande impacto na produtividade geral.
 
 
"Devemos envolver-nos juntamente com todos os colaboradores para identificar problemas e pensar sobre as questões subjacentes, caso contrário não é possível alcançar uma mudança e melhorias sustentáveis."
- Knut Sandbakken, Consultor para Produção e Desenvolvimento, SINTEF - Noruega

O problema - Como fazer com que as mudanças sejam colocadas em prática

Ao invés de implementar iniciativas a longo prazo, muitas empresas focam-se em soluções rápidas para atingir os seus objetivos de produção a curto prazo, adotando práticas genéricas, que não incorporam as necessidades da força de trabalho. Dispostas a implementar mudanças rápidas, por vezes as empresas precipitam-se com novos programas de produtividade sem primeiro garantirem que os colaboradores - incluindo a administração - estão preparados para trabalhar de novas formas. 
 
Introduzir demasiados novos processos de produção de uma só vez, que não estão enraizados com a empresa, poderá conduzir àquilo que McKinsey1 denomina "fadiga de iniciativas". Esta fadiga pode provocar ganhos de eficiência efémeros e até mesmo criar desconfiança entre a força de trabalho.

A solução - começar onde a ação acontece

A solução passa pelos gestores começarem a pedir aos membros das equipas que identifiquem desafios chave no seu trabalho diário. Poderão mesmo passar algum tempo com eles na área de produção, observá-los e colocar-lhes questões sobre como e porquê realizam tarefas de uma determinada forma. Se as pessoas identificarem os problemas, assim como as soluções, é mais provável que apoiem novos processos. Assim que compreende as necessidades da força de trabalho, poderá começar a criar prioridades relativamente às necessidades de mudança, como melhor organização ou melhores produtos de limpeza. Finalmente, simplificar as formas de trabalho para os seus colaboradores colocando os produtos e ferramentas adequados à sua disposição e no local correto. 
 
"Muitas empresas gastam a maior parte da sua energia em métodos e ferramentas, enquanto o potencial do colaborador individual não é, por vezes, plenamente considerado." - Dag Lotsander, Perito em Lean - Suécia


O modelo 5S da Limpeza

O Modelo 5S é uma metodologia dinâmica usada para orientar as iniciativas de eficácia. A Tork recomenda usar o modelo 5S não apenas como modelo genérico, mas como modelo para identificar onde é necessário focar os esforços da mudança na sua empresa - começando por envolver os colaboradores, criando prioridades relativamente às necessidades de mudança e simplificando a lavagem e limpeza. A Tork criou o modelo 5S de Limpeza para ajudá-lo a alcançar esses objetivos e os nossos produtos apoiam-no em cada etapa. Descubra como:   
 
//Insert Tork 5S model graphic//
 
 
1. Classificar
Chegou o momento de classificar. Existe uma vasta variedade de tarefas de limpeza em cada área de produção. O primeiro passo é escolher quais as soluções que melhor cumprem as suas necessidades específicas. Para lhe disponibilizar diversas opções, a Tork oferece uma seleção ampla de produtos de lavagem e limpeza. Os produtos Tork de elevada qualidade podem ser usados em diversas tarefas, tornando possível substituir vários produtos diferentes por apenas um.
 
2. Estabelecer a ordem
Esta etapa torna o trabalho, armazenamento e acesso mais eficazes. Assim que determinar quais os produtos Tork que melhor se adaptam às suas necessidades, podemos ajudá-lo a colocar os dispensadores adequados, suportes de parede e de pavimento na melhor localização possível. Este processo facilita a colocação dos produtos no local adequado. 
 
3. Brilho
É aqui que começa a ver os resultados. Uma área de produção limpa com máquinas limpas facilita a análise de problemas e evita interrupções inesperadas. Para além de melhorarem a qualidade da limpeza, os panos exelCLEAN® da Tork podem melhorar o desempenho geral. Por exemplo, os colaboradores podem concluir uma tarefa até 35% menos tempo com até 31% menos esforço quando comparado com panos convencionais.
 
4. Uniformizar
Com os panos exelCLEAN® da Tork obtém sempre o mesmo desempenho fiável. A consistência da qualidade dos produtos Tork também significa que os colaboradores deixam de gastar tempo à procura dos panos "adequados". 
 
5. Manter 
Esta última etapa é fundamental. Refletiu bastante e agora é necessário que as suas melhorias se mantenham em prática a longo prazo. Envolvendo os seus colaboradores de forma contínua e fornecendo o produto adequado no local correto, os produtos Tork podem ajudá-lo a manter as mudanças, como melhorar a limpeza das máquinas, e melhorar de forma contínua as suas práticas de manutenção e limpeza através de cada etapa no modelo 5S.

O resultado: Mudanças reais que começam na base
No que diz respeito a melhorias contínuas, todos os segundos contam, independentemente da sua origem. Os Panos de Limpeza da Tork, com exelCLEAN®, podem ajudá-lo a ter tempo e dinheiro adicionais em áreas inesperadas. 
 
O modelo de limpeza 5S da Tork pode ajudá-lo a começar verdadeiramente da base fornecendo à sua força de trabalho os produtos de lavagem e limpeza fáceis de usar e versáteis. Ao começar com uma perspetiva de colaborador, permite às pessoas trabalharem de forma mais inteligente, o que poderá conduzir a colaboradores mais satisfeitos e mais produtivos. Isto irá aumentar o seu tempo produtivo, traduzindo-se diretamente em dinheiro poupado. 
 
Quer saber mais informações? 
Aqui tem uma lista para ajudá-lo a começar com o modelo 5S //internal link//. O modelo 5S é uma abordagem que poderá ser utilizada para identificar os pormenores a melhorar em cada etapa - começando pelas formas de trabalho dos operadores.
 
Contacte o seu representante de vendas Tork e deixe-nos ajudá-lo a melhorar as suas soluções de manutenção e limpeza.
 
 
 
–––––––––––––––
Fontes:
1. McKinsey, “From Lean to lasting - making improvements stick”, 2008