Wiping and Cleaning 1.tif

Limpar é cuidar

Quando os operadores pensam sobre manutenção, têm tendência a focar-se apenas em cuidar das máquinas, não neles próprios. Mas pesquisas demonstram que as atividades de manutenção são uma fonte comum de acidentes1. Assim sendo, a manutenção não está apenas relacionada com o cuidar das máquinas, mas sim cuidar dos seus colaboradores.

Muitas empresas consideram que a formação é suficiente para melhorar comportamentos de segurança. Se os colaboradores forem somente ensinados a executar a manutenção de forma segura, irão fazê-lo dessa forma - correto? Mas ensinar os colaboradores somente sobre a importância da segurança não é a melhor forma de alterar os comportamentos. Estudos académicos sobre a cultura da segurança demonstraram que mesmo que a força de trabalho responda positivamente à formação sobre segurança, não existe uma correlação quanto à diminuição de acidentes no local de trabalho.

Porquê? As pessoas fazem aquilo que é mais fácil, não aquilo que é mais seguro. Mesmo que os colaboradores conheçam os procedimentos de segurança, irão rapidamente esquecê-los em relação a opções mais fáceis e rápidas - especialmente se estiverem sob pressão. Qual a melhor forma de melhorar os seus comportamentos em termos de saúde e segurança?

As ferramentas e processos são o mais importante

As ações falam mais alto do que as palavras. Pesquisas2 demonstram que providenciar o apoio prático é mais eficaz na redução de acidentes do que tentar motivar as pessoas através de mudanças de mentalidade. Está relacionado com comportamentos, não atitudes. Sem as ferramentas e processos adequados na área de produção, os acidentes continuarão a acontecer, independentemente da formação de segurança que providenciou aos seus colaboradores.

Algo que possa parecer um pequeno pormenor, tal como os melhores produtos de lavagem e limpeza, tem um grande impacto no desempenho geral, especialmente em termos de segurança e moral do colaborador. Pesquisas2 recomendam que as empresas devem concentrar 80% ou mais dos seus esforços para melhorar a cultura de segurança em áreas como a manutenção e comportamento de gestão. Para a manutenção, isso significa que os processos de limpeza adaptados especificamente à sua instalação de produção, e dispensadores de fácil acesso contribuem para áreas de produção mais limpas.

"Os acidentes mais perigosos com impactos extremamente negativos, em termos económicos e ambientais, têm tendência a ser provocados quando tarefas de manutenção e de limpeza simples são neglicenciadas."
- Dr. Nima Khakzad, Delft University of Technology

Uma área de produção limpa demonstra que encara a segurança de uma forma séria

Uma área de produção limpa também demonstra que a sua empresa dá importância às condições de trabalho o que, por sua vez, reforça a moral dos colaboradores. Isto vai para além do colaborador individual - mesmo quando são poucas as pessoas que fazem o que está certo, os restantes irão seguir esse exemplo. Mais uma vez, as ferramentas adequadas e os processos simples permitem um local de trabalho mais limpo e mais produtivo.

"Muitas pessoas acreditam que uma limpeza reduzida não tem importância, simplesmente porque trabalham em zonas com padrões fracos de limpeza"
- Dr Dominic Cooper, Applied Behavioural Sciences Hull2

O apoio da gestão é fundamental

Os gestores devem promover bons comportamentos e providenciar as ferramentas corretas. A gestão está sob constante pressão para cumprir todos os tipos de exigências, mas é fundamental que apoie continuamente a força de trabalho. Pesquisas2 demonstram que ter as ferramentas corretas é a melhor forma de atingir este objetivo. 

Os produtos Tork apoiam a sua ambição em termos de segurança
Atualmente, a maioria das empresas na área do fabrico industrial na Europa utilizam panos convencionais para manutenção e limpeza. A Tork fornece os produtos e ferramentas que superam os panos convencionais, enquanto promove práticas de manutenção seguras na área de produção. Se pretende melhorar os comportamentos em termos de segurança, é o momento de quebrar a tradição e acabar com os panos convencionais. Aqui está o motivo:

Menos pressão de tempo, menos erros
Quando os colaboradores dispõem de mais tempo para executar uma tarefa, estão melhor preparados para seguir os procedimentos de segurança.
Os produtos da Tork reduzem até 35% o tempo de limpeza e manutenção. A consistência da elevada qualidade dos produtos da Tork traduz-se em 31% menos de esforço.

Menos desordem melhora a segurança
A Tork fornece o produto correto para cada tarefa. Ter os produtos da Tork organizados nos dispensadores corretos ajuda a criar uma melhor estrutura nos locais onde é mais necessário. Isto poupa tempo e reduz o risco de acidentes.

Trabalho mais saudável e seguro com menor utilização de solventes
Os produtos da Tork requerem até menos 41% de solventes usados quando comparados com os panos convencionais. Isto poderá ter efeitos negativos na saúde dos operadores que estão expostos a estes solventes. Os produtos da Tork reduzem os riscos para a saúde e segurança em termos de armazenamento de panos embebidos em solventes.

Uma maior segurança promove a qualidade do trabalho
Providenciar ferramentas fáceis de usar e versáteis permite às pessoas trabalharem de forma mais inteligente, mais rápida e mais segura. Uma força de trabalho mais satisfeita e produtiva aumenta o seu tempo produtivo, traduzindo-se diretamente em dinheiro poupado. Usar os panos de limpeza Tork com exelCLEAN® é uma forma prática de demonstrar que limpar é cuidar.

Vamos começar? Contacte o seu representante de vendas Tork para melhorar os seus esforços em termos de saúde e segurança, obtendo o apoio prático necessário para os seus colaboradores.



––––––––––––––––––––––
Fontes:
1. National Health Scotland, “What is maintenance? Healthy safe workplaces”, 2012
2. Dominic Cooper, Improving Safety Culture- A Practical Guide, 2001