Inspire e motive com a Escola de Lavagem das Mãos da Ella

Os bons hábitos de higiene das mãos começam desde cedo.

A importância da lavagem das mãos

O absentismo e as doenças devido à má higiene das mãos em jardins-de-infância e escolas é um problema sério. Afeta não só os professores e as crianças, como também implica os pais terem de se ausentar do local de trabalho. Sabemos que ensinar e controlar a higiene é um grande desafio para os pais assim como para as instituições de ensino.

Lavagem das mãos

A lavagem das mãos ajuda a prevenir doenças e é a melhor defesa.
Existem três formas principais de transferência (bactérias e/ou vírus) que se pretende interromper:
  • das mãos para - olhos, nariz, boca e feridas abertas;
  • para outra pessoa por contacto direto das mãos ou por contacto indireto das mãos com objetos;
  • das mãos para os alimentos durante a preparação dos mesmos.

Eliminar os germes

Na limpeza das mãos, há muitas pessoas que adquirem o mau hábito de as lavar rapidamente, abaná-las para remover o excesso de água e ir embora. Se puder ensinar as crianças, desde muito pequenas, a secarem as mãos até ficarem completamente livres de humidade, é pouco provável que venham a desenvolver maus hábitos.


Utilizar sabonete líquido ou em espuma e enxaguar com água elimina uma grande parte das bactérias - especialmente se terminar o processo secando bem as mãos. Utilizar sabonete e enxaguar com água também é uma forma eficaz de reduzir o número de vírus na pele.


Uma das vantagens das toalhas de papel descartáveis é que as bactérias ficam agarradas à toalha. É quando as bactérias são transferidas para o interior do corpo que as doenças acontecem.

Dicas e Truques