Sustainability.jpg

Em Hondouville convertem os pacotes de leite em papel higiénico

21/12/2017

O centro de produção de Hondouville em Eure, líder em reciclagem de papel e pacotes alimentares em França, transforma os pacotes de leite em produtos de higiene pessoal e profissional com a intenção de aumentar a importância dos pacotes na composição dos seus consumíveis, que acabam nas instalações sanitárias dos escritórios.

Além deste centro de produção, n.º 1 em França, não existe nenhuma empresa especializada em embalagens ou papelaria a não ser a empresa líder mundial em higiene, a sueca Essity, com 48 000 empregados e vendas de 10,7 mil milhões de euros. As suas marcas estratégicas Tork, Lotus e Demak'up aparecem destacadas na fachada da fábrica de Hondouville. A fábrica, composta por 487 funcionários, passou a fazer parte deste grande grupo mediante a compra do negócio europeu de lenços de papel da empresa americana Georgia-Pacific, em 2012.

98% do fornecimento de matérias-primas para a fábrica (com uma capacidade de 62 000 toneladas em produção anual de lenços de papel) são residuais. Todos os anos, 80 000 toneladas de papel  e 19 000 toneladas de pacotes alimentares são transformados em papel higiénico, guardanapos, bobinas de alimentação e toalhas. É provável que estes valores aumentem a curto prazo. “Uma vez que os consumidores reciclam os pacotes bastante bem e estamos em fase de otimização, vamos inverter estrategicamente para chegar mais longe nesta área”, explica a Diretora do Ambiente da fábrica, Corinne Seigneurbieux.

Uma fábrica de derivados

A Essity expandiu a sua atividade até outras áreas conferindo vantagens aos seus consumidores, que são cada vez mais exigentes na compra de produtos que respeitem o meio ambiente. Não só fabrica papel destinado à higiene, como também recicla numa fase prévia. A fábrica integra o processo de produção de pasta de papel até à sua transformação através da criação das bobinas de papel. Os resíduos dos materiais não se deitam fora: nos pacotes, a celulose cola-se entre duas películas de polietileno e alumínio. Convertem-se em Poly-al, um material que os fabricantes de plástico podem utilizar para produzir móveis ou pellets urbanos. Por outro lado, é obtido em Hondouville outro derivado do papel reciclado, que contém cálcio e talco – chama-se Calciton. Cada tonelada de material reciclado que chega à fábrica produz aproximadamente 500 kg de papel/panos e 500 kg de Calciton.

A Essity não pretende deter a política ambiental de Hondouville. Muito pelo contrário. Este ano foram instalados novos exaustores com o objetivo de recuperar mais calor. A produção de eletricidade é exportada a 100% e a produção de vapor é utilizada internamente a 100%, enquanto que o consumo de água foi reduzido em 25% em dez anos. Um exemplo extraordinário de gestão sustentável de recursos.

Pessoa de contato

Tork_Logo_Blue CMYK.png
Jorge Peñalver, Customer Marketing Manager IB/IT/SEE
jorge.penalver@essity.com

Informações

A Essity é uma empresa líder global de higiene e saúde que desenvolve, produz e vende produtos e soluções de cuidado pessoal (cuidado de bebé, cuidado feminino, produtos de incontinência e soluções médicas), papel e higiene profissional. Mais informações em www.essity.com.