Apenheul primata park

Um melhor desempenho com uma limpeza centrada no cliente

Usando a solução de limpeza digital Tork EasyCube™, o jardim zoológico especializado em primatas de Apenheul, nos Países Baixos, conseguiu aumentar a qualidade de limpeza e reduzir significativamente as queixas em apenas uma temporada. Mas a solução também resultou numa mudança de mentalidades a longo prazo por parte dos funcionários do Apenheul.

Apenheul_lowres22.jpg

O Apenheul tem uma vasta variedade de símios e macacos, muitos dos quais passeiam livremente. 70 funcionários trabalham todo o ano para manter o parque em funcionamento, assim como 250 funcionários temporários. A temporada de 2015 foi excecionalmente movimentada, o que foi bom para o negócio mas, infelizmente, levou a muitas queixas em termos de limpeza e lavabos.

Apenheul_highres12.tif

“Pensem numa ida a um restaurante. Se os lavabos estiverem sujos, não queiram imaginar a cozinha. O mesmo se aplica aos jardins zoológicos: lavabos sujos afetam a experiência geral do visitante”, afirma Erwin Cheizoo, Diretor de Operações do Apenheul. Decidiu então fazer alguma coisa em relação às queixas e, por isso, implementou o Tork EasyCube.

Apenheul_highres14.jpg

O Tork EasyCube é uma solução de gestão digital de limpeza. Através de dispositivos conectados nos lavabos do jardim zoológico, o Tork EasyCube fornece aos funcionários informações em tempo real sobre necessidades de limpeza e recarga, acessíveis em tablets e computadores. 

Apenheul_highres13.jpg

Munido dos dados disponibilizados pelo Tork EasyCube, Cheizoo e os seus funcionários puderam melhorar a eficácia imediatamente. Ajustaram a limpeza, distribuíram novamente os funcionários para onde e quando eram mais necessários. Os dados demonstraram o impacto de forma clara. Ao comparar a primeira e a última semana da época alta deste ano, o período de tempo com dispensadores vazios diminuiu em cerca de 60 por cento.

Apenheul_highres2.tif

Os membros da equipa de apoio ao visitante, Linda Dolman e Jenny van Iersel, sabem agora exatamente quantas pessoas utilizaram os lavabos e quando é preciso recarregar os dispensadores, isso tudo a partir de um tablet que têm na receção. “Com o Tork EasyCube, antecipamos os problemas. Antes, tínhamos de verificar cada dispensador, agora podemos ver exatamente o que é necessário e temos muito menos queixas, o que nos poupa bastante tempo. É muito mais eficaz”, afirma Linda Dolman, Assistente de Administração.

Apenheul_highres7.jpg

Arjan Eikelboom é responsável pela equipa de serviço nos restaurantes do Apenheul e reparou numa mudança de atitude dos membros da sua equipa, maioritariamente nos jovens que trabalham durante as férias.
“Os funcionários do período de férias consideram a aplicação divertida. Alguns deles consultam a aplicação mesmo quando não estão no seu turno de limpeza, mudando o papel higiénico se virem que acabou. Nunca tinham mostrado este tipo de iniciativa antes”, afirma Eikelboom. 

Apenheul_highres10.tif

O Diretor de Operações, Erwin Cheizoo, e as suas equipas estão a mudar de horários fixos para uma limpeza com base na necessidade. A sua ambição sempre foi considerar a perspetiva do cliente em tudo aquilo que fazem. Graças ao Tork EasyCube, podem fazer isso também em relação aos lavabos.

Apenheul_highres9.tif

“Fiquei surpreendido quando vi que o Tork EasyCube podia mudar a forma como pensamos. Agora que estamos habituados ao sistema, podemos estar sempre um passo à frente. Se valoriza os seus clientes, experimente este sistema – fará com que pense como eles”.

Fiquei surpreendido quando vi que o Tork EasyCube podia mudar a forma como pensamos. Agora que estamos habituados ao sistema, podemos estar sempre um passo à frente. Se valoriza os seus clientes, experimente este sistema – fará com que pense como eles.

Erwin Cheizoo

Diretor de Operações