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Qual é a sua cor?

Qual é a sua cor?

As cores influenciam o estado de espírito e o comportamento das pessoas. E embora os restaurantes tenham muitos outros fatores determinantes para a experiência de um cliente, a cor é um dos mais importantes. De modo a inspirar e incentivar a reflexão acerca das cores, a Tork utilizou uma tecnologia para medir as ondas cerebrais e avaliar a forma como os clientes reagem às diferentes cores.

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A experiência de cores em restaurantes

16 clientes devidamente equipados com aparelhos de medição das ondas cerebrais foram submetidos a 8 ambientes com 8 cores diferentes. Cada um destes ambientes foi concebido numa única cor, com todas as características de um restaurante – paredes, chão, mobiliário e artigos de mesa. 
 
Para cada cor, foi pedido que cada cliente provasse uma bebida e um pequeno macaron – todos os aspetos eram idênticos, exceto a cor, e combinavam com o ambiente envolvente. Em cada ambiente, a atividade cerebral e a frequência cardíaca foram medidas e foi preenchido um questionário para registar as reações dos participantes. Os dados obtidos através dos testes foram analisados de modo a criar um perfil para cada cor.

O contemplativo verde

Os resultados da análise das ondas cerebrais indicam que a cor verde tem um efeito revitalizador, que conduz a um profundo estado de relaxamento regenerador e favorece o sistema imunitário. A frequência cardíaca também se revelou abaixo da média. Por conseguinte, a cor verde foi descrita como uma cor relaxante, calma e acolhedora. Foi considerada adequada como a cor ideal para um almoço ou um café com pessoas que conhecemos bem. Para ambientes onde queremos recuperar as nossas energias e recompor-nos; não para nos empolgarmos ou vivermos um romance.

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O alegre laranja

De um modo geral, o laranja foi interpretado como uma cor moderna e divertida, normalmente associada a experiências agradáveis, com crianças e amigos. Por outro lado, o laranja também foi, de certa forma, considerado uma cor pouco romântica, que causa alguma ansiedade e que não é nada sofisticada. As ondas cerebrais e a frequência cardíaca demonstraram que o laranja pode representar uma escolha mais neutra, comparativamente com outras cores fortes, como o amarelo. O laranja também apresentou ondas gama de média frequência, associadas à aprendizagem e ao processamento de informação.

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O sofisticado preto

Preto, a cor da complexidade. Foi interpretada como uma cor luxuosa, moderna e sofisticada, embora um pouco fria e monótona. Foi considerada altamente adequada para um jantar sofisticado a dois ou para uma bebida à noite – aquelas situações em que as crianças ficam em casa. As leituras das ondas cerebrais apontam para elevados níveis de criatividade e sensualidade, mas também indicam um nível de concentração mais baixo – o que sugere ser menos indicada para ambientes de negócios.

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O empolgante amarelo

O amarelo é uma cor empolgante e divertida, adequado para ambientes estimulantes. Os resultados das ondas cerebrais indicaram níveis mais elevados de estimulação e concentração consciente, mas em casos extremos também revelaram níveis mais elevados de ansiedade. Além disso, o amarelo registou níveis elevados nas frequências cardíacas média e alta. Esta cor foi considerada adequada para pequenos-almoços, como forma de estimular o humor e a energia pela manhã. O amarelo foi também a cor preferida para ambientes com crianças.

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O romântico vermelho

O vermelho, a cor que se destaca, causa emoções fortes e não se dilui. O vermelho apresentou níveis elevados de frequência de ondas cerebrais delta e teta – o que significa uma forte ligação emocional e elevados níveis de criatividade. Os resultados da frequência cardíaca também foram elevados, sugerindo um ambiente estimulante. Não surpreende, pois, que o vermelho esteja fortemente associado ao romance e a bebidas à noite. O vermelho tem, também, um outro lado mais empolgante e divertido.

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O tranquilo azu

A cor azul apresentou níveis elevados de frequência de ondas delta, o que significa estados de profundo relaxamento. Os elevados níveis das ondas teta também sugerem criatividade e uma forte ligação emocional. O que justifica o facto de o azul ter sido descrito como uma cor acolhedora, calma e relaxante. O azul foi considerado resultar bem em espaços onde as famílias se reúnem para tomar o pequeno-almoço ou um café, embora não funcione tão bem em restaurantes de luxo ou locais para encontros de negócios.

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O tradicional castanho

O castanho obteve pontuações baixas em grande parte das frequências de ondas cerebrais, o que sugere ser uma cor neutra. A frequência das ondas delta e do ritmo cardíaco sugerem que o castanho pode também induzir ao relaxamento. O castanho é considerado uma cor conservadora, neutra e relaxante. O castanho é talvez a melhor opção para criar ambientes estimulantes, embora tenha sido considerado uma cor adequada para espaços conservadores e fácil de conjugar com outras cores.

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O luxuoso branco

O branco foi a cor que mais se destacou, apresentando níveis baixos para todas as frequências de ondas cerebrais – o que sugere uma cor neutra, algo como um espaço em branco a ser vivido pelos clientes. Foi também interpretada como a cor indicada para ambientes de negócios. Esta cor é considerada sofisticada e moderna, embora tenha tido resultados baixos relativamente a emoções mais fortes, que refletem diversão 
e momentos estimulantes. Trata-se de uma cor adequada para ambientes neutros que não nos distraiam do assunto que temos em mãos.
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Preparação para o início da experiência de cores

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Macaron em oito cores diferentes, mas com o mesmo sabor – servidos em todos os ambientes de cores ao longo da experiência

Teoria da cor

“Goethe apresentou a primeira teoria da cor em 1810. Não se pretende, com esta experiência, pôr em causa teorias já existentes, mas sim contribuir para um maior conhecimento sobre as cores, nomeadamente no que diz respeito às que são utilizadas em ambientes de restaurantes.” declara Catherine d'Hubert, Gestora europeia de produto para artigos de mesa na SCA Tork.

Descubra a sua cor!

Os resultadores foram utilizados para criar num guia de cores para o seu restaurante