A nossa história

A Tork orgulha-se da sua experiência em inovação. Desde o início com o lançamento dos toalhetes descartáveis, até ao nosso software de limpeza orientada por dados, que somos motivados pelo gosto de ajudar os nossos clientes a melhorar os seus negócios. Em estreita colaboração com os nossos clientes, tornámo-nos numa marca líder global em higiene profissional. Agora, queremos definir o futuro da higiene profissional, consigo. 
 
2008_to_2017.jpg

De líder global a formador de mercados

Enquanto marca global consolidada, continuamos a fortalecer a nossa oferta com inovações exclusivas e a intensificar o nosso contributo para uma sociedade sustentável. Abaixo, encontrará uma seleção de lançamentos e atividades ao longo da nossa história.

2018
Em 2018, celebramos o nosso 50.º aniversário! Em estreita colaboração com os nossos clientes, tornámo-nos numa marca líder global em higiene profissional. Agora, estamos prontos para definir o futuro da higiene pessoal!
  
2017
Lançamento do Tork PeakServe®. A primeira inovação importante no mercado de secagem das mãos em décadas permite um melhor fluxo nas casas de banho em locais muito movimentados. Saiba mais sobre o Tork PeakServe.
 
Lançamento do Tork PaperCircle®. O primeiro serviço de reciclagem do mundo para toalhas de papel para as mãos. Saiba mais sobre o Tork PaperCircle.
 
2014
Lançamento do Tork EasyCube®. Os dispensadores com ligação permitem aos funcionários da limpeza e aos gestores das instalações saber o que é preciso, quando e onde – alterando a lógica da limpeza. Saiba mais sobre o Tork EasyCube.
 
2010
Lançamento da linha de dispensadores Tork Performance. A primeira gama de dispensadores concebida para panos de papel e panos de limpeza, para ajudar os trabalhadores a manter o local de trabalho organizado e profissional.
 
2009
Lançamento do Tork Easy Handling™. O sistema de embalagem ergonómico simplifica a abertura, o transporte e a eliminação e define um novo patamar na indústria. 
 
1998_to_2008.jpg

Uma oferta global para cada segmento

Definimos padrões mais elevados para os nossos dispensadores, adicionando novas funcionalidades e continuamos a crescer nos mercados globais. Esta é a década em que nos tornamos verdadeiramente num líder global.

2007
A Tork passa a ser a marca que vale milhares de milhões de dólares, com vendas em 70 países em todo o mundo, criando uma fusão das marcas norte-americanas Mainstreet, Coronet e Park Avenue com a marca Tork.
 
2003
Lançamento do sistema Tork Xpressnap® na América do Norte. Muda a dinâmica da distribuição dos guardanapos convencionais, pois garante uma redução de utilização de 25%.
 
2002
Lançamento do QuickDry. Com a técnica TAD (Through Air-Dried – secagem por ar quente), os clientes podem secar as mãos ainda mais rapidamente com um produto mais suave. 
 
1988_to_1998.jpg

Consolidando uma marca líder

Consolidamos o nosso estatuto de marca líder expandindo a nossa oferta e adicionando inovações que definem um novo padrão na higiene profissional.
 
1995
A Mölnlycke compra a PWA, e com ela vêm quatro marcas: Apura, Hotel Exclusive, MAP e Amandi. Foi decidido que seria dada prioridade à Tork enquanto marca líder na higiene profissional.
 
1993
Introdução da linha de dispensadores de metal concebida para satisfazer as necessidades dos ambientes mais exigentes.
 
1992
A Tork é um dos primeiros fabricantes de tecido a começar a utilizar a Avaliação do ciclo de vida no processo de investigação e desenvolvimento.
 
1991
Lançamento da linha de dispensadores Box 90 concebida pelo famoso designer de automóveis, Giorgetto Giugiaro. 
 
1978_to_1988.jpg

Sistemas que fazem a diferença

Com novas soluções, entramos em novos cenários e novos mercados em todo o mundo.

1987
A Tork torna-se na marca líder na higiene profissional quando a gama atinge os 500 produtos e o logótipo da Tork é introduzido.
 
1986
A Mölnlycke compra a fábrica Edet Bruk e começa a utilizar papel reciclado para produtos descartáveis pela primeira vez na higiene profissional.
 
1980
A Tork entra no mercado dos EUA e a poderosa Ingemar “Ingo” Johansson sueca surge numa campanha para aumentar o conhecimento da marca.
 
1980s
Lançamento da linha de dispensadores Box 80. Uma gama completa de dispensadores em diferentes esquemas de cores pela primeira vez no mercado. O dispensador é feito em plástico translúcido, para ajudar os clientes a recarregar quando necessário.
  
1979
A Tork entra na área das casas de banho com um sistema de sabonete completo: o dispensador S-Box e uma gama de sabonetes para diferentes necessidades, tais como o "extra suave", "lavagem profunda" e "cabelo e corpo". 
 
1968_to_1978.jpg

Uma história de inovações

A história da marca Tork começa em 1968 com a criação do toalhete "All-Tork". "Torka" significa "secar" ou "limpar" em sueco.
 
1975
O grupo SCA compra a Mölnlycke, mas mantém o nome Mölnlycke e começa a colaborar em técnicas de produção, na investigação e desenvolvimento e no fornecimento de fibras.
 
1973
Lançamento do dispensador M-Box baseado no sistema de extração sem núcleo. Acabaria por se tornar no dispensador mais utilizado na higiene profissional durante décadas.
 
1968
O toalhete All-Tork é lançado como o primeiro toalhete descartável concebido para substituir os trapos. Este é o início do nosso percurso em inovações que iriam, mais uma vez, definir novos padrões no mercado da higiene profissional.